Recomeço na terra do sol nascente!

Postado dia 29 de abril de 2015

DIGITAL CAMERA

Eu morei no Japão durante um tempo, e já fiz posts aqui no blog mostrando alguns dos lugares que eu visitei por lá. Mas não cheguei a contar como foi essa experiência pra mim e de que forma isso marcou a minha vida. Eu já estava querendo fazer um post assim, mas ainda não tinha conseguido organizar as ideias, e um dos temas sugeridos pelos lindos lá do Rotaroots para esse mês, foi ‘recomeços’ e acho que o assunto se encaixou bem :) Bom, prontos pro textão? :D

Quando meus pais decidiram que iríamos para o outro lado do mundo, eu tinha 14 anos e estava começando o 1º colegial. Meus padrinhos já moravam lá há alguns anos, e minha mãe sempre teve vontade de ir. Meu pai, na época, trabalhava numa empresa que estava meio ruim das pernas, e quando ele saiu de lá, aí estava a oportunidade.

Como eu disse, eu era uma adolescente, que tinha acabado de entrar no colegial. E quando a minha mãe me disse que a ideia era irmos pro Japão e ficarmos por 3 anos, minha reação foi: “Mas como assim eu vou ficar 3 anos longe dos meus amigos?”. E ai começou todo o meu “sofrimento”. Até então eu nunca tinha pensado em ir pro Japão. Não por nada, mas nunca tinha passado essa ideia pela minha cabeça mesmo.

Eu faço aniversário em agosto, e naquele ano eu completaria minhas 15 primaveras. Não fazia questão de festa de debutante, nem nada. Mas também não queria passar a data longe das minhas amigas que também completariam 15 anos naquele ano. No final das contas, teve festa sim. Comemorei meu aniversário em março, junto com a minha irmã (que faz aniversário em março mesmo), e estava fazendo 10 anos. Mas enfim, desde que meus pais decidiram ir para o Japão, aquilo ficava martelando na minha cabeça e eu não via nenhum lado bom nessa mudança. Sério!

Eu gostava de um cara lá da escola, e também não queria passar esse tempo todo longe dazamigas. Tudo bem que nem era tanto tempo assim, mas a adolescência passa muito rápido, e em 1 semana pode acontecer muita coisa! Definitivamente, eu não tava nem um pouco afim de ir.

Eu me lembro até hoje que, algumas semanas antes de viajarmos, eu conheci um cara que também já tinha morado fora do país. Eu contei pra ele do meu drama, e ele disse: “Mas amigos você faz em qualquer lugar. Você tem que pensar no quanto essa experiência vai ser boa pra você”. E eu me lembro de pensar: “Ai que horror! Mas eu amo os meus amigos e não quero ficar longe deles”.

Uma coisa engraçada da adolescência, é que os sentimentos são muito intensos, né? A gente ama todo mundo incondicionalmente, tudo parece que vai ser pra sempre e sofremos como se não houvesse amanhã. Mas já tava decidido. Eu ia mesmo pra terra do sol nascente.

Um dia antes de embarcar, as meninas da minha sala organizaram uma festa de despedida quase surpresa pra mim ♥ A gente se divertiu, dançamos, rimos, e no final me acabei de chorar ouvindo ‘Big Girls Don’t Cry’, que alguém deixou tocando no repeat. E olha, durante o tempo que eu fique no Japão, essa música ainda me fazia chorar litros, viu.

DIGITAL CAMERA

Chegamos lá no começo de abril. Oyama, a cidade onde a gente morou, estava toda enfeitada por sakuras nos dando as boas vindas. Mas mesmo assim, não dei o braço a torcer e queria porque queria voltar para o Brasil. Durante todo o período que moramos lá, eu sempre procurei manter contato com o pessoal daqui. E nos primeiros meses só ia de casa pra escola, da escola pra casa, e quando dava, ia numa lan house lá perto (Sim! Numa lan house!), entrar no orkut e msn enquanto não comprávamos um PC.

Só lá pro final do ano que eu comecei a sair com as meninas lá da escola, e fui amolecendo o coraçãozinho com aquele país tão, tão distante.

Nós moramos lá durante 2 anos e meio, e voltamos por motivos de: crise econômica (aquela de 2008). Apesar de, a essa altura já estar curtindo bastante o Japão, saindo pra lá e pra cá e já ter feito amigos, eu fiquei até que bem animada com a ideia de voltar pro Brasil a tempo de terminar o 3º colegial na escola que eu estudava antes de ir. Confesso que uns dias antes de voltar, quando as malas já estavam todas prontas no chão de tatami da sala, me deu um apertinho no coração, sabe? Mas eu tava feliz!

Nós voltamos, só que desde então, eu não paro de pensar em quando vou voltar pra lá de novo. Pois é!

japao-heyitsmi-1-3

Ter ido morar em outro país durante a adolescência, foi um recomeço “difícil” na época por eu ter que ficar longe dos amigos que eu já tinha aqui, mas lá eu conheci pessoas incríveis que hoje me matam de saudade. Com certeza, se a Paula de 14 anos não fosse tão teimosa, teria aproveitado muito mais essa oportunidade. Mas uma frase que me vem na cabeça quando eu começo a pensar nesse assunto é “não tão longe que eu não possa voltar” (RIP Chorão), e isso me conforta de alguma forma.

Eu fiz amigos maravilhosos, vivi experiências que eu nunca tinha imaginado, visitei lugares lindos e morei numa cidade onde, pra qualquer lugar, eu ia a pé ou de bicicleta. Aliás, que saudade de andar de bicicleta com sapato de salto e escrevendo mensagem no celular no caminho :)

amigosjapao-heyitsmi

DIGITAL CAMERA

Mesmo tendo morado lá por um tempo considerável, eu acabei não aprendendo japonês. E essa é justamente a primeira coisa que me perguntam quando eu falo que já morei no Japão. Eu estudei em escola brasileira, e convivia só com brasileiros basicamente então, fiquei acomodada. Antes de ir, eu não sabia nada de nada mesmo. E até que eu aprendi a me virar bem. Andava de trem sozinha numa boa (depois de acabar com um pacote de halls de uva num trajeto de 1 hora quando andei sozinha pela primeira vez hahahaha), pedia informação (nem me pergunte como), comprava meu lanche no MC e me virava nas lojas. Mas conversar mesmo, tipo, trocar ideia com um japonês, não rolava.

Eu não sou muito ligada em cultura japonesa, não manjo muito dos costumes e tal, e pra falar a verdade, não sou chegada nem em comida japonesa. Como só alguuumas coisas específicas. Nada cru! Mas olha, aquele país me conquistou! O jeito das pessoas, o comportamento, a forma como as coisas acontecem, o fato de poder andar na rua sem medo, a facilidade e a qualidade dos transportes públicos. Sei lá.

Hoje em dia eu me arrependo de não ter aproveitado mais o tempo que eu passei lá. Eu até que passeei bastante, conheci vários lugares legais, fiz amizades que eu tenho contato até hoje e que com certeza, marcaram demais a minha vida, mas acho que eu poderia ter aproveitado muito mais se eu tivesse me “desvinculado” logo da ideia de voltar pro Brasil.

Eu quero muuito voltar pra rever meus amigos, visitar lugares que eu não visitei, andar de bicicleta, aprender japonês e dirigir um Nissan 350Z!

Moral da história: eu aprendi que mudanças não são tão ruins quanto parecem. Muito pelo contrário. Fazem a gente crescer, abrir a mente, se permitir novas experiências! E também percebi que existem pessoas incríveis em todos os lugares, e que eu posso me tornar amiga delas e criar memórias lindas para guardar para sempre! E isso não significa que eu deixei os meus amigos daqui de lado. Inclusive acho que até me aproximei mais deles nos últimos tempos. Significa que sempre existe lugar para novas amizades, e cada uma delas vai adicionar um pedacinho a mais na sua história.

DIGITAL CAMERA

Caramba! Ficou enorme mesmo! rsrsrs Se você não desistiu de mim e leu tudinho: ♥♥♥♥!

Espero que tenha gostado de saber um pouco mais sobre mim, e sobre essa fase da minha vida que eu gosto tanto :)
Beijinhos ;*


Comente sobre isso!

CommentLuv badge

8 Respostas para "Recomeço na terra do sol nascente!"

Ursula Andrade • 30/04/2015 às 00:34

Nossa, conhecer o japão é um sonho pra mim! Amo de mais a cultura japonesa,costumes,comida,música… <3 Se mudar seja de um país,casa,escola por mais "chato",é sempre bom ver o lado bom disso, pois vai te dar novas experiências, oportunidades e amizades! E isso tudo é o que nos faz crescer e evoluir!

https://belezacalculada.wordpress.com/

Responder

Midori abril 30th, 2015 às 09:56 - respondeu:

Eu nunca fui muito ligada nessas coisas, acredita? Só depois de morar lá mesmo, que eu fui me apegando mais, e hoje em dia morro de saudade!
É verdade! É sempre bom mesmo! ♥

Responder

Paola Alves • 30/04/2015 às 15:58

Ai que sensa! Não sabia que você tinha morado lá <3 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/
Paola Alves postado recentemente…Inspiração | As maquiagens de Kim Kardashian!My Profile

Responder

Midori maio 4th, 2015 às 11:31 - respondeu:

Siim! Voltei já faz um tempo, e morro de saudades

Responder

Claudia • 04/05/2015 às 13:53

Uau, realmente não deve ter sido fácil pra você abandonar tudo e ir para outro país. Muitos da minha família fizeram o mesmo, mas ficaram muitos anos fora. Graças a Deus todos já voltaram e estão bem! Mas é isso mesmo, voltam, mas deixam uma parte de si lá!rs

O Pequeno Lírio

Responder

Midori maio 5th, 2015 às 13:48 - respondeu:

Sim! Foi bem chato na época! Mas hoje eu considero que foi uma das fases da minha vida que eu mais cresci, sabe?
Conhecer outros lugares, outras pessoas, outras culturas é demais! :)

Responder

Cleivan S. Costa • 06/04/2016 às 11:05

Muito bacana mesmo! Eu sou um apaixonada pela cultura japonesa, seus animes e series. Sonho um dia em poder visitar o japão, estou aprendendo japonês e tenho certeza que em breve conhecerei este lindo lugar.

Responder

Midori abril 6th, 2016 às 22:45 - respondeu:

Poxa, que legal! Acredita que eu não sei quase nada de japonês!
Você vai amar! Lá é lindo mesmo :)

Responder

Instagram

Receba por e-mail

Digite seu e-mail e receba todas as novidades:

Publicidade

Cupom de Desconto
Blogroll

Hey, It´s Mi! • todos os direitos reservados © 2023 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por