Na terça-feira (04), eu, meu namorado e um amigo, fomos ver a exposição do projeto Genesis de Sebastião Salgado no Sesc Santo André. São mais de 200 fotos registradas entre 2004 e 2011. Durante este período, Salgado viajou por 32 regiões em busca de paisagens e civilizações intocadas, mostrando a beleza oculta de um planeta não atingido pelas transformações do mundo contemporâneo.
Eu ainda não conhecia o trabalho de Salgado, mas de cara me encantei com as fotos do projeto! A exposição foi dividida em cinco seções: Planeta Sul, Santuários, África, Terras do Norte e Amazônia e Pantanal.
Através das fotos em preto e branco, o fotógrafo busca chamar a atenção para a verdadeira questão abordada, mostrando o seu ponto de vista sobre o tema.
O projeto custou 1 milhão de euros por ano e foi financiado por revistas, jornais e patrocinadores. A equipe de Salgado vivenciou situações extremas, como os 45º abaixo de zero do Círculo Polar Ártico e o calor escaldante dos desertos africanos, viajando a pé, de ônibus, canoas e inclusive balões.
Separei aqui algumas das imagens fantásticas que fizeram parte da exposição ;)
Infelizmente dia 04 foi o último dia da exposição aqui em São Paulo. Agora ela segue para Porto Alegre (de 12 de março a 13 de maio), Belo Horizonte (de 3 de junho a 24 de agosto) e Brasília (de setembro a novembro).
Espero que tenham gostado :)
Beijinhos!
O trabalho dele é incrível.Recomendo tu assistir ele falando sobre a vida dele e o trabalho em um vídeo/palestra do TED talk.
Responder
Eu já ouvi falar sobre mas ainda não vi a palestra. Vou assistir sim, Yumi! :)
Responder