Acho que uma das coisas que eu mais fazia no Japão era andar de trem rsrsrs Depois que aprendi e peguei o jeito, ia para lá e para cá sem medo de me perder.
Essa ai da foto é a entrada principal da estação de trem de Oyama (小山駅 – Oyama Eki), cidade onde eu morei. Já contei um pouco sobre lá neste post aqui.
Hoje eu vou tentar explicar um pouco sobre como é andar de trem lá no Japão :)
Bom, vamos começar pelo começo. O preço da passagem varia de acordo com a distância a ser percorrida. Próximo das máquinas automáticas de compra de passagens, existe um mapa grandão como este da foto aqui embaixo.
O mapa mostra as linhas ferroviárias, indica onde você está e o valor a se pagar para chegar a estação desejada. No caso, estávamos em Ueno e precisávamos ir até Oyama. Então, achando Oyama no mapa, era só ver o valor que estava abaixo e escolher o melhor caminho para chegar até lá.
Acho que a parte mais difícil é aprender a comprar a passagem nas máquinas automáticas. Pelo menos eu, da primeira vez que fiquei de cara com uma máquina daquelas com várias letras que eu não fazia a mínima ideia do que significavam, fiquei um pouco confusa, mas depois que você pega o jeito, o resto é facinho ;)
Os tickets são mais ou menos assim:
O primeiro, se não me engano, não é vendido mais. Mas era o Holiday Pass. Você pagava um valor único (este custou ¥2300), e podia ficar andando o dia inteiro pelas estações indicadas nele.
O segundo é o ticket “normal”, de uma estação até outra. Esse eu provavelmente comprei em Shimodate onde, normalmente eu precisava descer para fazer baldeação – norikae – dependendo do lugar para onde eu estava indo, e o destino é Oyama, no valor de ¥320.
No Japão, diferente de São Paulo, quando você insere o ticket para chegar até a plataforma, você precisa pegá-lo de volta e tomar cuidado para não perder, porque você vai precisar inseri-lo quando chegar na estação para onde está indo. E ai sim o ticket fica na máquina (não sei porque eu tenho este ai, mããs, fica como lembrança :D).
Essa é a tabela de horários dos trens de Shimodate para Oyama. Da primeira vez que vi achei um bicho de sete cabeças! Mas é mais fácil do que parece :D Os números da primeira coluna são as horas cheias e os da segunda, são os minutos. Por exemplo, a partir das 07h da manhã, tem trem as 07h02, 07h30 e 07h58. E os trens saem exatamente nos horários indicados.
Todas as estações possuem uma tabela dessas. Como eu passava bastante por essa estação, tinha essa foto no meu celular :) Assim eu sabia quando iria sair o próximo trem e se eu precisava me apressar para pegá-lo ou não.
Todos os bancos de todos os trens são almofadados e limpinhos <3 E acho que em todos os trens tem esses “bagageiros” em cima dos bancos.
Alguns vagões de algumas linhas possuem dois andares :)
Espero que tenham gostado :)
Beijinhos!