Foto macro com a lente invertida

Postado dia 30 de junho de 2017

A gente sabe que equipamentos fotográficos não são nada baratos. E se você gosta de capturar detalhes muito, muito pequenos nas suas fotos, seria legal investir numa lente macro. Maaas, existe um, jeito de você conseguir o mesmo resultado usando a sua lente ‘comum’. É só desencaixar ela do corpo e usar ‘ao contrário’, deixando ela bem grudadinha na câmera.

Pra facilitar o uso da lente assim, existe um anel de inversão que serve pra encaixar ela no corpo da câmera, e você não precisar ficar segurando ela nessa posição. De um lado ele tem um encaixe como se fosse o de uma lente, e do outro (o lado que você vai colocar a “frente” da lente), como se fosse um filtro.

Na hora de fotografar, o ideal é que o ambiente seja bem iluminado. Isso facilita na hora de focar, já que você não vai ter como controlar o foco na lente, e isso vai ter que ser feito se aproximando e se afastando do objeto. E num ambiente iluminado você pode deixar a abertura um pouco mais fechada (essa frase parece estranha, mas juro que faz sentido rs) pra conseguir uma profundidade de campo maior.

E pra controlar a abertura, é só ir mexendo nesse trocinho que eu mostrei no gif aí em cima.

Eu usei a 50mm por ser uma lente menor e mais leve, mas com uma 18-55mm (que é a que normalmente vem no kit), funciona do mesmo jeito.

Esses são alguns exemplos de fotos que eu fiz assim. A primeira com a lente encaixada na câmera, e a segunda, com a lente invertida.

É uma dica simples, mas é bem legal pra brincar e dar uma outra perspectiva pras coisas :)