Japão: Escola

Postado dia 14 de fevereiro de 2014

untitled

Sempre quando eu falo que morei no Japão, me perguntam se eu sei falar japonês. Mas não, eu não sei falar japonês :/ Bem que eu queria/deveria.

Quando eu fui para lá, tinha 14 anos, estava no 1º ano do Ensino Médio e fui estudar numa escola brasileira para que, quando eu voltasse, não “perdesse” esses anos escolares.
A escola que eu estudei  ficava em Ishige na província de Ibaraki, e se chamava UBEK (é a abreviação de algumas palavras que agora eu não vou me lembrar) e depois passou a se chamar Degraus do Saber, pois foi assumida por uma outra pessoa.

Fiz praticamente meu Ensino Médio todo no Japão. Entrei no começo o 1º e saí no final do 3º, dai terminei o restinho aqui no Brasil na escola que eu estudava antes de ir. Lá na UBEK a maioria dos alunos eram crianças e o pessoal que era mais da minha idade começou a se mudar de escola então, acabou que no 3º colegial só tinha uma aluna, eu! rsrsrs

Eu ficava lá período integral, estudava de manhã e ficava até o término do período da tarde. Isso porque os pais (tanto os meus quanto os das outras crianças), trabalhavam o dia todo, então ficávamos na escola até o horários dos pais já estarem em casa. E como eu morava longe, ia e voltava de transporte escolar.

Ah, e tinha o Wabaki! Aquele sapatinho branco que o cara do filme Velozes e Furiosos – Desafio em Tokyo tem que usar quando vai entrar na sala de aula, sabe? Nós usávamos também :) Eu acho que eu tinha uma foto do meu, mas não achei aqui :/ caso eu encontre eu atualizo o post ;) E no final das aulas os alunos faziam Souji (limpeza) na sala. Um pegava a vassoura, outro a pá, e iam revesando nos dias da semana. Um costume que eu acho que deveríamos ter aqui também! Por isso que as ruas de lá são tão limpinhas! As crianças aprendem desde cedo que, se sujarem, vão ter que limpar depois.

Hmmm…e acho que é isso. De resto era tudo normal, eu acho.

E olha só quem estava super concentrada na “feira de ciências” de final de ano :D

escola_japao_heyitsmiblog

Espero que tenham gostado ;)
Beijiinhos!